Praticando e aprendendo a mais antiga das ciências.

Apresentação

 

A Astronomia, apesar de ser a mais antiga das ciências, não é nada ultrapassada em seus métodos. Na verdade ela é bastante atual e está na vanguarda do conhecimento humano. Dentre as ferramentas utilizadas pela Astronomia não poderia ficar de fora a computação. Simulações e muitos algoritmos são utilizados em astronomia para realizar previsões e testar modelos teóricos, tantos dos quais, atualmente, não podem ainda serem testados experimentalmente.

 

Figura 1: Fotografia de um antigo computador analógico, a máquina de Antikythera, com finalidades astronômicas.

Técnicas de cálculos associada à Astronomia vem desde datas antigas produzindo resultados e fazendo importantes previsões a respeito dos movimentos dos astros e de vários outros fenômenos celestes. Com a invenção dos computadores os cálculos astronômicos passaram a ter grande rapidez e  boa precisão (apesar das limitações numéricas dos computadores). Atualmente até  mesmo um astrônomo amador, armado  com um simples computador pessoal, ou mesmo uma calculadora eletrônica programável, pode realizar importantes trabalhos na área.

Os Movimentos dos planetas, da Lua e de outros corpos celestes, entre outros fenômenos celestes, podem ser estudados com precisão com a utilização de bons algoritmos e boas técnicas de programação. A proposta desse trabalho é levar para os estudantes e interessados ferramentas e técnicas computacionais que os permitam iniciar seus estudos nessa fascinante área da Astronomia. Aqui abordaremos algoritmos e técnicas propostos por vários estudiosos na área, principalmente os criados pelo astrônomo belga Jean Meus.

O presente trabalho, de caráter introdutório, não tem a intenção de ensinar programação de computadores ou mesmo astronomia, mas apenas de orientar o estudante ou interessado a iniciar seus estudos na área, propondo técnicas, fórmulas e programas de computador,  os quais o estudante poderá estudá-los, implementá-los ou mesmo modificá-los e adaptá-los  para a resolução de seus próprios problemas em Astronomia.  A matemática utilizada na maioria dos programas será de nível médio, podendo em alguns casos ser usados de nível superior. A linguagem de programação que selecionei para tal será a poderosa linguagem C.  Escolhi C por vários motivos, não só pelo poder e liberdade que a linguagem proporciona ao programador, mas por ela ser ainda uma linguagem atual e pela facilidade de se encontrar livros, apostilas e cursos (vídeo aulas) sobre ela. Compiladores e IDE’s (Ambiente integrados de desenvolvimento) gratuitos também são encontrados facilmente para os diversos sistemas operacionais encontrados atualmente no mercado. Além disso, os programas feitos em C possuem uma ampla portabilidade, isto é, a maioria dos programas feitos numa IDE Linux podem ser compilados numa IDE Windows ou mesmo Android. Assim para entender o que está colocado nestas páginas o interessado deverá ter conhecimentos de programação de computadores e pelo menos alguma noção sobre a linguagem C.

Para a implementação e testes dos programas contidos nessa sessão utilizei o Borland Turbo C++ 3.0, rodando no emulador DOSBox, o qual você poderá encontra-los na nossa página de downloads. Fiz assim apenas por puro saudosismo, pois iniciei meus estudos de programação em C e Pascal neste ambiente (MS-DOS) no início dos anos 1990 quando ainda era estudante de graduação em Física.  mas quem não quiser usar o C++ para Windows, poderá baixar a IDE Dev-C++, ou para quem usa o Linux deixo a sugestão para usar o compilador gcc com a IDE Geany (os quais também podem ser usados no Windows) que são na minha modesta opinião  ótimas ferramentas de desenvolvimento gratuita. Você encontrará o DEV-C++, o gcc e a Geany nas nossa páginas de downloads e de links. Você também encontrará cursos e apostilas, feitos por terceiros, sobre C++ na nossa página de links.

Qualquer crítica ou sugestão sobre este trabalho podem ser feitas na nossa página de contatos.

Vamos começar a estudar e digitar os códigos?

 

Próxima >